terça-feira, 10 de maio de 2011

Uma Visita à Necrópole Parisiense



Uma atração não tão comum que pretendemos visitar em Paris é o Cemitério Père-Lachaise. Sim, estranho mesmo. Praticamente pago para não entrar em cemitérios no Brasil, no entanto tenho realmente curiosidade em conhecer este que é sem dúvida o mais famoso do qual já ouvi falar.

No início do século XIX, vários novos cemitérios substituíram as antigas necrópoles parisienses. Fora dos limites da cidade foram criados o cemitério de Montmartre a norte, o cemitério do Père-Lachaise a leste, o cemitério de Montparnasse a sul e, no coração da capital, o cemitério de Passy.A concepção do Père-Lachaise foi confiada ao arquiteto neoclássico Alexandre Théodore Brongniart em 1803.
O cemitério recebeu a sua denominação em homenagem a François d'Aix de La Chaise (1624-1709), dito le Père La Chaise (o padre La Chaise), confessor do rei Luís XIV da França, sobre quem exerceu influência moderadora na luta contra o jansenismo. (Wikipédia)

Claro, o que faz o cemitério famoso não é só sua arquitetura, mas sim as personalidades que alí foram para o buraco. Entre elas estão JIM MORRISON, Allan Kardec, Isadora Duncan, Frédéric Chopin, Édith Piaf, entre outros...

Clique AQUI para fazer um tour virtual pelo   Père-Lachaise. Vale a pena. 

Um comentário: